Artigo
Zeca Viana destitui comissão provisão do PDT em Araputanga
O presidente regional do PDT em Mato Grosso, deputado estadual Zeca Viana, destituiu na segunda-feira (30) todo o diretório municipal de Araputanga (340 km de Cuiabá), que é comandado por Jaconias Ferreira Lemos, por causa de falsificação de documento público de uma filiada da própria sigla. O Partido Democrático Trabalhista faz parte da coligação do candidato a prefeito Sidney Salomé (PMDB), que tem ainda na sigla o DEM, PP, PR, PT, PSDB e o PSC.
A situação ficou crítica para a coligação “Unidos por uma Araputanga Melhor”, que tem Sidney Salomé como candidato, porque o presidente municipal do PDT, Jaconias Ferreira, foi acusado em boletim de ocorrência (BO) feito na Polícia Civil, de falsificação de documento público.
O artigo 297 do Código Penal Brasileiro afirma que “falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.”
Em entrevista ao site RDNews, de Cuiabá, o presidente regional do PDT, deputado Zeca Viana, disse que tomou a iniciativa de destituir o diretório do partido lodo depois de tomar conhecimento da possível falsificação de documento. “Autorizei imediatamente meu secretário logo que vi a matéria. A medida principal é essa: de destituição", afirmou.
Segundo o site RDNews, Zeca está “na bronca” em função da pedetista Juliana Pereira da Silva acusar o presidente municipal do partido, Jaconias Ferreira Lemos, de ter falsificado assinaturas e inserido, sem autorização, o nome dela na lista de candidatos a vereador. Juliana alega que foi procurada por militantes do partido para tirar uma foto, mas recusou, mesmo sem saber que a imagem seria fornecida ao TSE.
De acordo ainda com o site “após reunir a documentação necessária, Jaconias registrou a pedetista como candidata a vereadora “laranja” com intuito de preencher o percentual de 30% com mulheres na chapa proporcional, tal como prevê a legislação. Ao tomar conhecimento da situação, ela procurou a Justiça Eleitoral para solicitar a retirada do nome da disputa.”
Foto: Ana Eliza
RD News.


